Resistência microbiana é ameaça à saúde pública

18-10-2008 13:55

    A Direcção-Geral de Saúde considera que há médicos que receitam antibióticos sem necessidade e diz que a resistência aos medicamentos é uma das maiores ameaças à saúde pública europeia, destaca a TSF. No dia em que apresenta um programa nacional de prevenção e controlo da resistência aos antibióticos, a DGS afirma que Portugal é o segundo país da Europa onde se tomam mais antibióticos. O bastonário da Ordem dos Médicos acusa a DGS de “hipocrisia” e explica que estes profissionais estão a jogar à defensiva por causa das acusações de negligência médica.
    À semelhança do acontece um pouco por todo o mundo, em Portugal está a aumentar a resistência aos antibióticos, porque os portugueses usam e abusam destes medicamentos, noticia a TSF.
    A Direcção-Geral de Saúde admite também que os médicos prescrevem antibióticos sem necessidade. No dia em que apresenta um programa nacional de prevenção e controlo da resistência aos antibióticos, a DGS afirma que Portugal é o segundo país da Europa onde se tomam mais antibióticos.
    Estes medicamentos devem ser apenas ingeridos quando existe uma infecção bacteriana, mas muitas vezes não é esta situação que acontece. Cristina Costa, chefe da divisão de Segurança Clínica da DGS, pede um uso racional dos antibióticos.
“Não adianta estarmos a tomar antibióticos para as gripes e constipações, o que frequentemente acontece”, realça. A responsável sublinha que o uso excessivo de antibióticos aumenta as resistências, o que é negativo, porque acaba por retirar a eficácia.
Cristina Costa admite mesmo que existem médicos a prescrever antibióticos sem necessidade. “Temos essa noção, atendendo às patologias que existem e aos antibióticos que são receitados”, afirma.
    Os médicos até sabem o que devem receitar, mas a pressão dos doentes é mais forte. A DGS reconhece que é preciso fazer mais formação nesta área e promete esclarecer os médicos.
    Já o bastonário da Ordem dos Médicos considera que a DGS está a cair em hipocrisia quando afirma que os médicos estão a abusar na prescrição de antibióticos. Pedro Nunes explica que estes profissionais estão a jogar à defensiva por causa das acusações de negligência médica.     
    “É hipocrisia não dizer a verdade aos portugueses. Os médicos foram colocados na situação de terem de se defender fruto das numerosas queixas por alegada negligência médica”, explicou à TSF o bastonário. “Muitas vezes uma doença viral que aparece com características banais evolui para uma situação mais grave e o médico acaba por ser penalizado, acusado do ponto de vista criminal, de não ter actuado com maior agressividade contra a doença”, sublinhou.

Fonte: TSF

 

Retirado de: https://www.tribunamedicapress.pt/nacional-1/12615-dgs-medicos-abusam-da-prescricao-de-antibioticos