Resistência bacteriana

05-05-2010 21:31

 

  A resistência das bactérias ao efeito dos antibióticos é a capacidade que as bactérias e outros micróbios têm para crescerem na presença destes químicos que, por norma, limitam o seu crescimento ou provovam a sua morte. Este tipo de resistência ocorre quando as bactérias se alteram geneticamente de modo a reduzir ou neutralizar o efeito dos antibióticos ou outros agentes químicos utilizados.

           

CREDIT: NIAID

 

    As bactérias, ao longo da sua evolução, adaptam-se ao meio em que se encontram. Se algo as impede de crescer e aumentar como, por exemplo, um antibiótico, elas evoluem de modo a ter novos mecanismos que lhes permitem resistir ao antibiótico.

    Algumas bactérias desenvolvem a capacidade de degradar ou de inactivar o antibiótico. As bactérias são capazes de desenvolver este tipo de capacidade através de mutações genéticas, isto é, sofrem alterações na sua informação genética. Por bipartição, as bactérias reproduzem-se, fazendo com que a população bacteriana aumente rapidamente. Através das múltiplas divisões mitóticas, que ocorrem na reprodução das bactérias, o número de mutações aumenta e algumas dessas mutações permitem que algumas das bactérias presentes na população bacteriana sobrevivam quando expostas a um determinado antibiótico.

    Outras bactérias sofrem uma alteração na permeabilidade da membrana celular que ou impede a entrada do antibiótico na célula ou faz com que o antibiótico seja bombeado para fora da mesma. Enquanto que outras adquirem uma mutação que altera o alvo de um antibiótico de modo a que o alvo inicial não seja afectado e, consequentemente, o antibiótico não afecta o seu funcionamento.

    Os mecanismos de resistência podem ser adquiridos de duas formas:

  • os genes de resistência podem surgir espontaneamente numa população de bactérias como resultado de mutação e, posteriormente, são transmitidos à descendência;

CREDIT: NIAID

 

  • noutros casos, os genes de resistência podem ser adquiridos a partir de um outro microorganismo através de um processo denominado “Transferência Horizontal do Gene”. Neste processo os genes podem ser trocados entre espécies microbianas não relacionadas.

 CREDIT: NIAID

 

    Os antibióticos matam ou impossibilitam o crescimento das bactérias mais susceptíveis, no entanto uma bactéria pode sobreviver devido à sua capacidade de neutralizar o efeito do antibiótico. Essa bactéria, que se denomina bactéria resistente, multiplicar-se-á e, consequentemente, o número de bactérias resistentes aumenta e tornam-se as bactérias predominantes daquele meio. Este fenómeno denomina-se por pressão selectiva.