Antibióticos

05-05-2010 21:33

 

  Um antibiótico é uma substância química, natural ou sintética, que tem aptidão de impedir a multiplicação bacteriana ou de a destruir sem efeitos nefastos para o homem ou animal. Cada componente químico de um determinado antibiótico actua especificamente sobre a bactéria alvo.

  Os antibióticos apenas são utilizados para infecções bacterianas e não para infecções causadas por vírus.

  Os antibióticos são utlizados na medicina humana e veterinária, assim como na agricultura. Nos humanos, os antibióticos são utilizados no combate de infecções bacterianas e não no combate de infecções causadas por vírus. Enquanto que na agricultura, a função dos antibióticos é  actuar como pesticida para controlar infecções bacterianas em campos agrícolas. 

  Existem vários tipos de antibióticos e, por isso, surgiu a necessidade de os dividir em grupos. No total, existem 8 grupos de antibióticos:      

       1. penicilinas,inibidores de beta-lactamases,cefalosporinas;

       2. monobactâmicos;

       3. carbapenemos;

       4. glicopeptídeos;

       5. macrólidos e lincosamidas;

       6. tetraciclinas;

       7. quinolonas e fluoroquinolonas;

       8. aminoglicosídeos.    

    A sua utilização tem como base a sua estrutura química inicial. Em cada grupo de antibióticos surge a adição ou substituição de radicais da sua estrutura inicial.

    O desenvolvimento de antibióticos é um processo longo e dispendioso. Em média, são necessários dez anos para que um antibiótico esteja pronto a ser comercializado.